Sabor e ingredientes da cerveja influenciam mais do que preço na decisão de compra, mostra pesquisa do Twitter

Marcas têm oportunidades para entrar nas conversas sobre o tema na plataforma – quase metade dos Tweets sobre futebol e cerveja mencionam marcas e campanhas

Os consumidores de cerveja presentes no Twitter reforçaram a importância do sabor do produto no momento de decisão de compra: 46% colocou o fator como o principal, seguido de ingredientes (23%) e, em terceiro lugar, preço (22%). É o que aponta a pesquisa inédita do Twitter Brasil sobre as preferências dos brasileiros que utilizam a plataforma, e consomem e falam sobre cerveja. Divulgado hoje (20), o levantamento foi conduzido internamente pela equipe de pesquisa do Twitter e traz informações sobre as conversas na plataforma no país entre 1o de outubro de 2018 e 30 de setembro de 2019.

Não à toa, as características da bebida que mais agradam aos apreciadores brasileiros de cerveja no Twitter estão em linha com sua decisão de compra: leveza (44%) e a composição de puro malte (37%) foram as mais mencionadas. Já nas categorias do produto, as cervejas premium se destacam: são consumidas com frequência por 61% das pessoas; seguidas das tradicionais, por 56% delas; e das artesanais, por 29%.

No mesmo período analisado, foram contabilizados mais de 8 milhões de Tweets sobre cerveja no Brasil, incluindo conversas relacionadas a momentos de descontração, memes. O levantamento aponta que, além da grande quantidade de conversas geradas em torno do produto, as marcas também possuem espaço de destaque nos Tweets sobre cerveja. Nas conversas que envolvem marcas e campanhas, as cervejas tradicionais são as mais citadas – um total de 77%, em comparação a 22% de marcas premium e 1% de artesanal.

A pesquisa também mostra que utilizar diferentes territórios para se conectar aos consumidores pode ser uma ótima estratégia para as marcas. Entre os temas, o futebol tem destaque – quase metade dos Tweets (44%) que citam o esporte e cerveja também mencionam alguma marca. Há, também, grande abertura durante momentos como carnaval, verão, e eventos ao vivo como competições de esportes americanos e festivais de rock.

Fonte: Conversas sobre cerveja branded e unbranded de 1/10/2018 a 30/09/2019 – Crimson Hexagon, 2019, extraído por Twitter Marketing Insights & Analytics | Twitter Insights Survey, Julho/2019 – n=475

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