BREVE HISTÓRIA DOS PIEROGI

Trata-se do prato mais popular na Polônia.

Consta que apareceu em livros e registros apenas no século XVII, mas fazia parte da culinária desde os tempos dos mongóis tártaros que foram habitar a Polônia, Lituania e Ucrânia no século XIII.

Os pierogi, enquanto que um tipo de ‘ravióli’ ou ‘pastel’, vem de muito antes, quando Marco Polo trouxe da China para o continente europeu alguns tipos de massas.

Tanto que se derivaram em alguns países como o Spaetzle alemão, o Quenelle francês, o Ravióli ou Nhoque italiano e assim por diante. Assim como em outros cantos do mundo, Jiaozi na China, Gyoza no Japão, Tamale no México e Dumplings nos EUA e Reino Unido.

Pierogi é uma palavra que se utiliza sempre no plural, pois nunca é servido apenas um.

Existem pierogi salgados e doces, com os mais variados recheios e ‘toppings’:

SALGADOS: os mais populares são recheados de carne cozida, repolho azedo com funghi secchi, bata/queijo e cebola frita com ‘topping’ de cebola frita, molho de cogumelos ou bacon frito;

DOCES: geralmente recheados com frutas silvestres como mirtilo e morango, com ‘topping’ de creme.

Lugares para Comer Pierogi

Agora que sabe um pouco mais da história deste prato. Conheça 6 Lugares para Comer Pierogi em Curitiba:

Armazém Santa Ana

Fundado pela Familia Szpak desde 1934, o pierogi é feito pela d. Orlanda Szpak que serve as terças-feira um pierogi grandão recheado com batata e ricota e opção de molhos de linguiça, funghi e estrogonofe.

Endereço: Av. Salgado Filho 4460 – Uberaba

Bar Casa Velha

Fica numa casa histórica de madeira de 1927 no Abranches serve as quartas-feira pierogi recheado de batata e ricota com molho de mostarda.

Endereço: Mateus Leme  5981 – Abranches

Pierogui do Miro

Miro e Romana são imigrantes vindo da Polônia na década de 80 e desde então fazem pieroguis de batata, de repolho, de frango.

Feiras Gastronomicas de Curitiba: Uberaba, Cristo Rei, Batel e Alto da Glória.

Pastillos

Restaurante especializado em massas localizado no Bacacheri.  Serve no seu cardápio pierogui, destaque para o recheado de gorgonzola ao molho quatro queijos.

Endereço:  Estados Unidos 1100 – Bacacheri

Barbaran

Tradicional bar ucraniano, lá você encontrará com o nome de “varenique” que é ucraniano. Serve recheado com batata e requeijão ou batata e repolho e com molhos de nata, calabresa ou carne moída.

Endereço: R. Augusto Stellfeld 799, Centro.

Tadeu Rei do Pierogi

Serve Pierogui desde 1989, já foi apresentar a receita no programa da Ana Maria Braga, tem desde os tradicionais de batata com ricota, repolho e lingüiça defumada até a novidade de pierogi doce com molho de frutas vermelhas.

Endereço: R. Alberto Folloni 418 – Ahu e nas feiras gastronômicas noturnas e domingo no largo da Ordem

 

Então, o que achou desses lugares para comer pierogi em Curitiba?
Já visitou algum deles? Deixe nos comentários!

SHARE