Ceia de Natal
Baixe o e-book

O Curitiba Honesta tem o prazer de apresentar um e-Book especial sobre ceias de final de ano para Natal e Ano Novo,  opções especiais de locais onde você poderá encomendar a sua ceia!

Baixe o e-book

Ceias de final de ano Curitiba HonestaCeias 

A Ceia de Natal tem o significado de banquete eterno e união da família. Ela tem origem no costume europeu de receber peregrinos e viajantes na noite de Natal para uma confraternização.

Para tanto, era preparada muita comida e diferentes pratos. Esse costume acabou por se espalhar por todo o mundo cristão e foi se adaptando de acordo com as características gastronômicas de cada região.

Baixe o e-book

Peru de Natal

A tradição de comer peru na época do Natal surgiu nos Estados Unidos. A ave era muito comum no país e era preparada para comemorar as boas colheitas no Dia de Ação de Graças. Portanto, o Peru simboliza fartura.

Frutas

E também, muitas frutas secas compõem a mesa de uma ceia de Natal.

No Brasil, come-se muitas frutas da época para refrescar o corpo das altas temperaturas em virtude da celebração ser no verão. Nesta época, são frequentes abacaxi, figo, manga, melancia, melão, romã, uva.

Além do que, cada fruta carrega uma simbologia, que sendo utilizada na época natalina reflete o espírito do Natal.

Frutas secas

As frutas secas eram dadas como presentes no solstício de inverno na antiga Roma. Elas simbolizam a fartura, a riqueza e proteção.

Vinho

Para acompanhar a ceia, bebe-se vinho. Para os cristãos, essa bebida simboliza o sangue de Cristo. Assim sendo, o vinho simboliza o sagrado, uma porção de vida, o amor divino e a fertilidade.

Sugestão de cardápio para Ceia de Natal

  • Entrada: Pãezinhos, patês, brusquetas.
  • Saladas: Maionese, Salpicão, Salada Caesar.
  • Acompanhamentos: Arroz à Grega, arroz ao champagne, arroz de forno, massas ao molho especial, farofa festa.
  • Carnes: Pernil, Peru ou frango, Peixes, escondinho de bacalhau.

Veja nosso e-book com 2 opções para encomendar ceias de final de ano Baixe o e-book

cardápio para Ceia de Natal

SHARE