ATITUDE! Óleo de cozinha vira biocombustível em ação com bares e restaurantes de Curitiba, PARTICIPE!

 

O óleo de cozinha vira biocombustível em ação com bares e restaurantes de Curitiba ,uma iniciativa e atitude com catadores e de consciência social onde o óleo descartado transforma-se  em renda de forma sustentável e ambientalmente correta. Esse é o objetivo da campanha Óleo não se mistura, desenvolvida pelo Instituto Lixo e Cidadania, com patrocínio da Fundação Banco do Brasil e Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Ministério Público do Paraná e a Associação de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR).

Condomínios, restaurantes, lanchonetes e demais estabelecimentos comerciais que utilizem óleo podem preencher cadastro online para participar da coleta de forma gratuita. O recolhimento do material, tratamento e transformação em biocombustível será realizado por catadoras e catadores de materiais recicláveis de Curitiba em uma usina feita especialmente para este fim. Também será produzido sabão com o resíduo. A meta é chegar a 90 mil litros de óleo usado coletado por mês em Curitiba e Região

As parcerias são importantes para o projeto e já têm gerado frutos. Em uma ação inédita nos festivais do Curitiba Honesta – portal de gastronomia curitibano – , todo o óleo de cozinha e recicláveis produzidos pelos bares participantes do Festival do Pão com Bolinho serão recolhidos pela campanha. O Curitiba Honesta é o primeiro portal de gastronomia a fechar parceria com o movimento e a 11a edição do Festival acontece de 5 a 24 de novembro em vários estabelecimentos de Curitiba.

Sobre o óleo de cozinha

Dos 9 bilhões de litros de óleo vegetal gerados no Brasil por ano, menos de 1% é destinado à reciclagem. A substância é altamente poluente, especialmente para corpos d’água, seu destino incorreto mais comum. Um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água de rios e lagos. Com a reciclagem, esse passivo deixa de representar uma ameaça para o meio ambiente e se torna fonte de renda a mais para diversas famílias.

Estabelecimentos e condomínios podem se cadastrar para a coleta pelo site oleonaosemistura.com.br