A tradicional carne de onça, prato típico de Curitiba e patrimônio imaterial de Curitiba e do Paraná, acaba de ganhar ainda mais reconhecimento nacional.
No ranking divulgado neste domingo (7 de setembro) pelo portal internacional TasteAtlas, que reúne avaliações de críticos e usuários do mundo todo, a iguaria curitibana foi listada entre as 50 melhores comidas do Brasil
O destaque reforça um ano especial para a gastronomia do Paraná. Recentemente, a carne de onça recebeu também o selo de Indicação Geográfica (IG) por Indicação de Procedência, concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), o que garante autenticidade, qualidade e originalidade ao prato preparado na capital.
Tradição e história da carne de onça Servida desde a década de 1930 nos bares e restaurantes curitibanos, a carne de onça é considerada o prato oficial da cidade. Sua base é simples, mas cheia de identidade: carne bovina moída fresca (patinho), servida crua sobre broa de centeio, acompanhada de cebola branca, cebolinha verde, temperada apenas com sal, pimenta do reino e azeite de oliva extra virgem. A receita foi registrada no INPI.
A Curitiba Honesta criou, e organiza o Festival de Carne de Onça desde 2013.
Nosso editor Sérgio Medeiros foi o responsável por a carne de onça ter se tornado patrimônio cultural imaterial de Curitiba e do Paraná.
Também é presidente da Associação dos Amigos da Onça e do Forum Origens, onde estão as 21 Indicações Geográficas do Paraná.
Publicado primeiro em GMC Online
@carnedeoncadecuritiba
@curta_curitiba
@curitiba_pmc
@abraselpr
@sebraepr