Sebrae/PR e FAS levam conteúdos de empreendedorismo para jovens em programa da Prefeitura de Curitiba

Sebrae/PR atuou na capacitação profissional de mais de 500 jovens que participaram do programa Primeiro Emprego

Formatura de mais de 500 jovens do programa Primeiro Emprego que tiveram aulas de empreendedorismo entre seus conteúdos. Crédito: Divulgação Prefeitura de Curitiba

“Aprendi a sonhar e agora sei que posso correr atrás e conseguir o que eu quero na minha vida profissional”. Esse é o relato da experiência da estudante Raissa Isabel da Silva de Souza, sobre sua participação na primeira turma formada pelo Primeiro Emprego, programa da Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação de Ação Social, destinado a preparar jovens para o mercado de trabalho.

Programa Primeiro Emprego

O Sebrae/PR participou do programa com capacitação em empreendedorismo. A metodologia englobou o workshop Modele a sua carreira, com a metodologia Canvas. A atividade foi voltada para o contexto pessoal, autoconhecimento, autopercepção e uma contextualização sobre empreendedorismo. Os jovens tiveram a oportunidade de criar uma empresa, realizar a venda de produtos e serviços, negociar preços e planejar ações. Eles também aprenderam sobre marketing e finanças pessoais. Ao final, avaliaram seus desempenhos.

Segundo a consultora do Sebrae/PR, Nicole Marin, as aulas ajudaram a prepará-los para o futuro. “Independentemente de abrirem uma empresa ou empreenderem, as atividades auxiliaram no desenvolvimento de diversas capacidades comportamentais e técnicas, e preparam os jovens não somente para os desafios do mercado de trabalho, mas para os desafios da vida”, avalia.

Conteúdo e Atividades de Empreendedorismo

Com as atividades desenvolvidas e aprendizados em diversas áreas, a aluna Raissa vislumbra novas possibilidades em sua vida profissional. “Essa foi uma experiência interessante porque, além dos conteúdos, aprendi a lidar com a timidez, a ter mais interação social e tive ensinamentos para a vida. Para o futuro também penso em abrir a minha própria empresa”, testemunha.

O conteúdo do programa também agradou a aluna Pamela Wolf.  Ela diz que se sente mais preparada para conquistar o primeiro emprego. “Além das aulas de matemática e português aprendi a montar um currículo e a me portar em uma entrevista. E nas aulas de empreendedorismo, também aprendi a negociar preços e a entender como o mercado funciona”, afirma.

Qualificação Profissional

O superintendente de Trabalho e Emprego da Fundação de Ação Social da Prefeitura, Fabiano Ferreira Vilaruel, explicou que ao todo, 200 profissionais de dez instituições apoiaram o programa com atividades de qualificação dos alunos.

“As atividades de qualificação profissional que o Sebrae e o Senai desenvolveram são muito importantes, porque diferenciam os alunos. Eles passam a ter um currículo diferenciado e se sentem mais preparados para suas primeiras experiências profissionais”, explicou, durante a formatura de mais de 500 alunos que aconteceu na última sexta-feira (08).

Pelo Sebrae/PR, a atuação aconteceu por meio do Programa de Voluntariado da entidade. O programa conta com três frentes de atuação, incluindo a educação para pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Publicado

em

por