Swadisht celebra 20 anos revertendo 15% do lucro do jantar durante uma semana para o Pequeno Príncipe

Restaurante fundado em 2003, que é referência da culinária indiana em Curitiba, comemora aniversário beneficiando hospital curitibano que é referência nacional

Swadisht celebra 20 anos revertendo 15% do lucro do jantar durante uma semana para o Pequeno Príncipe

Restaurante fundado em 2003, que é referência da culinária indiana em Curitiba, comemora aniversário beneficiando hospital curitibano que é referência nacional

A culinária indiana em Curitiba há 20 anos era muito diferente do que encontramos atualmente na cidade. As opções aumentaram e se diversificaram, agradando a diferentes paladares e bolsos. E certamente, um dos responsáveis por ajudar a impulsionar essa cena gastronômica do país asiático por aqui é o Swadisht, que em agosto completa 20 anos da sua fundação.

Para comemorar a data, o restaurante decidiu retribuir à cidade que acolheu tão bem a culinária indiana, convertendo 15% dos lucros do jantar entre os dias 21 a 26 de agosto para o Pequeno Príncipe. “O hospital é uma referência nacional no cuidado com crianças e orgulhosamente podemos chamá-lo de um patrimônio curitibano. Foi pensando nisso que decidimos criar essa ação como uma forma de agradecer aos curitibanos por terem nos recebido e acolhido tão bem”, afirma Jeetu Khemani, fundador do Swadisht.

HISTÓRIA

Originalmente sediado na Alameda Princesa Isabel com o nome “Espaço Asiático”, o restaurante fundado em 2003 era composto por três ambientes temáticos diferentes, cada um deles com um cardápio próprio. O Asian Spice reunia pratos típicos da gastronomia de sete países do oriente. O Lotus Indian Summer, uma espécie de lounge com sushi bar, além das deliciosas iguarias japonesas, servia também coquetéis exóticos. E o Swadisht já se dedicava à gastronomia da Índia, que na época era algo bastante incomum em Curitiba.

No final de 2012, com a mudança para o endereço atual, na Avenida Vicente Machado, além das novas instalações técnicas e da ampla e sofisticada arquitetura, o restaurante ganhou foco exclusivo na cozinha indiana, assumindo de vez o nome Swadisht e também uma nova e moderna identidade visual.

AMBIENTE

A arquitetura contemporânea do prédio que abriga hoje o restaurante contrasta com o design temático do seu interior, que tem inúmeros móveis e objetos decorativos originais da Índia. Muitas telas digitais reforçam a mistura entre tradição e modernidade, que se reflete também nos uniformes da equipe e no enxoval de serviço. A harmonização espalha-se por dois amplos andares, com mesas de todos os tamanhos e alguns nichos reservados.

Outro ponto que chama bastante atenção, já na entrada do restaurante, é a adega vertical, que tira proveito do pé direito duplo, aberto na área de recepção. Totalmente envidraçada, deixa as garrafas visíveis em uma estante de cerca de seis metros de altura, alcançável através de uma plataforma elevatória. O vinho, tinto ou branco, casa muito bem com a culinária indiana e o Swadisht conta ainda com o atendimento de um sommelier especializado. Sua carta é reconhecida pela excelente seleção, bastante democrática, com rótulos para todos os gostos e bolsos.

CONCEITO DA MARCA

Em hindi, ‘swadisht’ significa saboroso, delicioso. Porém, além de ser uma celebração à milenar culinária indiana, rica em especiarias com cores, aromas e sabores marcantes, o foco da gastronomia apresentada no restaurante é oferecer real de quem prova os exóticos sabores asiáticos.

No Swadisht são utilizados vários insumos exclusivos, difíceis de serem encontrados no Brasil. As especiarias e a farinha de grão-de-bico são importadas da Índia e as pimentas asiáticas frescas, que são plantadas na chácara do próprio restaurante, são exemplos deste cuidado com a originalidade dos produtos.

A COZINHA

Como não poderia ser diferente, os pratos do Swadisht são desenvolvidos por autênticos chefs indianos. O responsável pelo menu do restaurante Traditional é o chef Ravi Shinde.

Nascido em Mumbai, a maior cidade indiana, na costa oeste do país, Ravi traz consigo ensinamentos milenares, passados de geração para geração em sua família, somados a um perfeccionismo quase ritual em relação ao seu trabalho. Além disso, trabalhou por 13 anos como chef da rede hoteleira Taj Hotels Resorts and Palaces, famosa mundialmente por seus luxuosos palácios, que hospedam e servem reis e rainhas na Índia, Dubai, Londres, Nova York, entre outros.

Chegou ao Brasil em 1997, inicialmente em São Paulo, onde trabalhou em diferentes restaurantes asiáticos tradicionais. Em 2008, mudou-se para Curitiba a convite do Swadisht e, desde que o chef assumiu o comando da cozinha, acrescentou toques criativos à culinária tradicional, experimentando novas possibilidades e adaptando ao paladar brasileiro, levando à concepção do cardápio atual, extremamente elogiado pelo público e premiado pela crítica.

Os pratos do Swadisht são preparados com vinte e cinco especiarias, ervas e condimentos típicos. Entre eles, açafrão, cúrcuma, cardamomo, gengibre, cravo, canela, anis, noz-moscada, mostarda, manjericão, hortelã e diferentes tipos de pimenta, empregadas de muitas maneiras, variando em sabor e intensidade. Também destacam-se as “masalas”, misturas tradicionais de temperos, como o “curry” ou o “garam”, por exemplo.

Apesar da percepção popular de que os pratos indianos são todos picantes, isto não é uma verdade absoluta. Muitos não levam pimenta em sua composição, mas todos são bastante temperados pelas diversas especiarias, o que dá o tom e a fama desta cozinha.

No menu, pode-se escolher entre pratos vegetarianos, bastante tradicionais na Índia, e uma grande variedade de opções com carne bovina, aves e frutos do mar. Também o carneiro, muito consumido no continente indiano. Destacam-se as carnes assadas no forno “tandoor”, uma espécie de churrasco feito em um forno cerâmico rústico, com formato de ânfora. No “tandoor” também são produzidas outras delícias, como o “naan”, um inesquecível pão feito na hora, com alho e hortelã.

PRÊMIOS

A qualidade, excelência e dedicação de toda a equipe em trazer para Curitiba o melhor da cozinha indiana têm sido amplamente reconhecidas pelo público, tanto pelos amantes da boa mesa, quanto pela imprensa especializada. Isto vem se manifestando em incontáveis elogios, menções e prêmios recebidos pelo Swadisht. Destacando-o como o grande vencedor do respeitado prêmio Veja Comer e Beber 2017/2018, na categoria oriental.

Crédito das fotos: Fernando Smak

Swadisht Traditional | Vicente Machado

Em um cenário amplo e elegante, que mistura arquitetura contemporânea com ambientação temática, o restaurante Swadisht apresenta um extenso cardápio assinado pelo chef Ravi Shinde, baseado na milenar cozinha tradicional indiana, com toques criativos e uma seleta carta de vinhos. Localizado em uma região nobre de Curitiba, considerada um dos polos gastronômicos da cidade, o restaurante oferece serviço internacional e todas as facilidades necessárias aos clientes mais exigentes. É reconhecido como referência na gastronomia asiática, sendo ganhador de diversos prêmios importantes. A aplaudida culinária, somada ao seu mix perfeito, traduz o sucesso conquistado desde 2003.


Publicado

em

por

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *