Bares, restaurantes e hotéis inovam em iniciativas e experiências ao consumidor
Locais apostam em segurança e criatividade para manter a retomada dos setores de bares, restaurantes e hotéis em São Paulo e Rio de Janeiro
Em meio a novos tempos e momentos em que o setor necessita de mudanças, aprimoramento e criatividade para manter a retomada segura de bares, restaurantes e hotéis, diversos espaços localizados nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro inovaram em iniciativas, oferecendo novas experiências ao consumidor, sem deixar de lado todas as exigências e protocolos necessários.
Uma das novidades em São Paulo é o bar e restaurante Varanda Estaiada, inaugurado recentemente para aqueles que querem aproveitar em segurança as tardes de sol ao ar livre nos finais de semana. O estabelecimento funciona aos sábados e domingos das 14h às 22h com entrada mediante à reserva antecipada e tem capacidade para 200 pessoas com mesas de no máximo seis lugares.
O local une em sua proposta uma experiência de alta gastronomia, aliado ao conceito de tecnologia e preparo na parrilla, com menu assinado pelo empreendedor gastronômico e premiado chef Pedro Mirabile.
Já a carta de drinks autorais fica a cargo do premiado mixologista Márcio Silva. As opções vão desde novas criações do clássico Gin & Tonic, com rótulos como Tanqueray London Dry e Tanqueray Nº Ten, além de um destaque especial para a novidade Ketel One Botanical Spritz, drink infusionado com botânicos naturais e essências de frutas.
O local reúne ainda música boa em uma área a céu aberto de 1.200m², com vista privilegiada para Ponte Estaiada, cartão postal da capital paulista, localizado na Zona Sul. “Projetamos uma experiência gastronômica 100% open air, para aqueles que buscam diversão sem abrir mão da segurança”, destaca Bob Dannenberg, um dos sócios do projeto.
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Créditos: Flashbang
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Já o empresário Humberto Munhoz, sócio da Turn The Table Brasil, empresa que gerencia a operação dos bares O Pasquim Bar e Prosa e Vero! Coquetelaria e Cozinha, implementou ideias interessantes para a retomada do setor. E a proposta deu certo! Aos finais de semana é possível encontrar os estabelecimentos funcionando, com limitação de capacidade, seguindo todos os protocolos de segurança, o que deixa o público confortável para vivenciar a experiência. “A ideia sempre foi surpreender o cliente que resolveu sair de casa.
Afinal, os consumidores estão procurando casas que atendam aos protocolos de segurança e demonstram um sentimento de cuidado com o público. Esperamos que o setor fique muito mais unido e respeite todas as normas para passarmos por essa pandemia com o mínimo de impacto possível”, pontua.
Conhecido como um dos mais renomados bares da Vila Madalena, O Pasquim Bar e Prosa trouxe à tona uma experiência de “Bar Office” no início da pandemia para se adaptar ao horário de funcionamento permitido por lei. A ideia criou um novo fluxo para o bar. Na ocasião, o local oferecia mesa para trabalho com tomadas, internet e a oportunidade de reservar uma sala privada para reuniões via conferência.
Desde o mês de julho, o local passou a funcionar em novo horário permitido. O bar segue todas as orientações para uma retomada consciente, como medição de temperatura na entrada, máscaras, cardápios disponíveis por QR Code, álcool gel em todas as mesas, cuidado redobrado com a higiene dos ambientes) e de distanciamento social (mesas afastadas, atendimento sentado, etc).
Atualmente o local inovou no menu e nas cartas de drinks autorais e clássicas produzida pelo mixologista Wellington Costa. O destaque fica por conta das variações de Gin & Tonic, preparados com os rótulos Tanqueray London Dry e Tanqueray Nº Ten, além do Moscow Mule, drink produzido a base de vodka Ketel One e com a sua autoral “espuma de bigode”.
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Créditos: Divulgação
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Já o Vero! Coquetelaria e Cozinha volta aos trabalhos depois de mais de quatro meses de isolamento, em formato mais calmo e tranquilo. Aos finais de semana, o local inovou a experiência do consumidor e implementou cinco sugestões de brunch servidas até às 17h.
O cardápio assinado pelo chef Diego Bispo inclui opções como Tostada Ibérica, Waffle com Ovos, Tostada de Avocado, Croque Monsieur e Sanduíche Madri. Os clientes ainda podem optar por um combo especial: na compra de um prato do brunch e um Ketel One Botanical Spritz, drink refrescante em três versões especiais que harmoniza perfeitamente com a ocasião, a bebida vem em dobro. Além do brunch, o menu conta com porções compartilháveis inspiradas na culinário ibérica e italiana.
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O renomado restaurante Spot também abriu as portas de suas duas unidades (Paulista e JK Iguatemi). O local deu início à retomada segura e consciente há cerca de três meses, respeitando a liberação gradativa de horários. Atualmente, o restaurante já funciona em dois períodos (almoço e jantar).
Uma das novidades foi a readequação das áreas externas em uma configuração mais ampla e agradável para receber os consumidores com segurança. O interior dos estabelecimentos atualmente funciona com apenas 40% de sua ocupação.
Algumas medidas adotadas foram o distanciamento social entre as mesas, o uso obrigatório de máscaras, álcool gel disponível, além da aposta do uso de sachês individuais de condimentos e temperos para as refeições.
O cardápio variado da casa conta com opções que agradam a todos os gostos. Entre os carros chefes destacam-se o Steak Tartare, Terrine de queijo de cabra e legumes, Penne com melão e presunto cru, Penne oriental, Steak Béarnaise com batata touraine, Soufflé de doce de leite e bolo de chocolate com pistache caramelizado.
A carta de drinks fica por conta do chefe de bar Bruno Calil, que criou novas opções de drinks apostando em um ingrediente especial: cramberry. Uma das combinações mais pedidas pelos clientes. Os destaques ficam por conta dos clássicos Gin & Tônica e Negroni, produzidos com Tanqueray London Dry e Tanqueray N°Ten. “Acredito que a retomada do setor vai ser mais breve do que imaginamos. Durante o período de isolamento social, constatamos um novo hábito de consumo do público, que após meses em casa buscam por experiências diferentes, como um drink com amigos, em bares e restaurantes especiais e com segurança” pontua o sócio Sérgio Kalil.
Aproveitando também a retomada do setor de Hotelaria e Turismo, o Palácio Tangará, após seis meses de portas fechadas, retoma as atividades e inaugura novo restaurante ao ar livre. O Pateo do Palácio funciona na varanda do hotel. Com vista para o Parque Burle Marx, o local conta com mesas e sofás espalhados entre floreiras e sob a vista dos terraços dos quartos que os rodeiam.
Assim como no Tangará Jean-Georges, outro restaurante do hotel, o cardápio é assinado pelos premiados chefs Jean-Georges Vongerichten e Felipe Rodrigues, com uma proposta mais casual.
As tardes e noites serão acompanhadas de uma programação musical – que dá ainda mais o tom informal ao novo projeto. A carta de drinks conta com criações autorais como o Romarin Frizz, preparado a base da vodka Ketel One infusionada com alecrim e lavanda, licor, hortelã e água tônica, criado pelos mixologistas Pedro Pereira e Gustavo Schneider.
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Outro empreendimento hoteleiro que se prepara para a retomada do setor é o Hotel Unique. Durante o período em que permaneceu de portas fechadas, o local passou a oferecer o serviço de delivery dos pratos do Skye, reconhecido como um dos principais restaurantes de São Paulo, com pratos assinados pelo chef Emmanuel Bassoleil, através do STAAR@SKYE via aplicativo Ifood.
No menu do restaurante pode-se encontrar opções como sushis, pizzas, massas, carnes, aves e saladas. Atualmente, o Skye também abriu as portas para o público em dois horários (almoço e jantar) com todos os protocolos de segurança necessários. Na renomada carta de drinks, o destaque fica por conta da seleção de martinis criados pelo barman Vicente de Paulo, como o Skye’s Breeze, preparado com Tanqueray N° Ten.
No Rio de Janeiro, o Liz Cocktails & Co, dos premiados mixologistas Tai Barbin e Anderson Santos, precisou se reinventar durante a pandemia. Localizado em um pequeno espaço no Leblon, o bar, que já tinha planos para mesas na calçada e delivery para o verão, colocou em prática as novidades recentemente, seguindo todas os protocolos de segurança.
“Lançamos uma linha de coquetéis engarrafados e conseguimos aumentar a nossa relevância no mercado nesse período em que todo mundo estava fechado. Tivemos um resultado incrível, fechamos a pandemia no verde e conseguimos crescer”, conta Tai.
O balcão comandado por José Ronaldo, com passagens pelo Frank Bar e pelo SubAstor, em São Paulo, traz uma carta que apresenta a história da alta coquetelaria mundial, além de drinks autorais. Destaque para o clássico Fitzgerald, com Tanqueray Nº Ten, e o Liz’s Cup, com vodka Ketel One.
Outra novidade foi a parceria com o restaurante Massa, vizinho da Rua Dias Ferreira. Como precisou reduzir a equipe, o Liz apostou na economia colaborativa para a operação de cozinha. De acordo com Tai, além de fazer sentido operacionalmente, a medida alavanca os empreendimentos próximos: o que, para ele, é uma lição para o “pós-pandemia”.
Em Botafogo, o Be+Co foi o primeiro food hub da cidade com boxes de comidas e um bar principal. Com um amplo espaço ao ar livre, a casa focou apenas no delivery de comida durante a pandemia.
A reabertura aconteceu no início de julho, respeitando todas as determinações da Prefeitura do Rio e com capacidade limitada a 50%, disponibilização de álcool em gel aos clientes, treinamento da equipe sobre novas rotinas de higienização do espaço e utensílios. O bar conta com uma carta de drinks exclusiva assinada pelos bartenders Igor Renovato e Heitor Senna, além de parceria da Diageo com rótulos do portfólio Reserve. Os coquetéis que fazem mais sucesso são aqueles com gin, whisky e vodka, entre eles o Be+Co Mule, com Ketel One e Cîroc Pineappple, e o Honey N´Bacon, com Ketel One e Johnnie Walker Black Label.
Apesar dos clientes terem ainda um comportamento mais conversador, já é possível notar um crescimento gradativo. Logo após a reabertura, o faturamento era de apenas 20% do normal. Após dois meses e meio, esse valor já subiu para 60%. “Estamos confiantes que as coisas seguirão retomando nessa velocidade moderada. O setor teve enormes prejuízos e, com isso, muitos dos nossos pares precisaram fechar. Assim nosso público será mais exigente e atento. Acreditamos que no início do ano as coisas irão estar mais perto do habitual”, conclui Lucas Melichar, sócio do Be+Co.
No badalado Nosso Ipanema as delícias do chef Bruno Katz, como o Nosso Ovo Mollet, e os coquetéis engarrafados assinados por Daniel Estevan levaram um pouco de conforto para casa dos clientes na estreia da operação de delivery da casa. Vale destacar o refrescante Ella, elaborado com Ketel One Botanical Grapefruit & Rose.
A reabertura do espaço, que conta com um terraço e uma área externa, aconteceu no fim de julho seguindo todas as medidas de segurança, prevenção e higiene, além da redução da capacidade de público. A carta de bebidas foi reduzida para se adaptar ao momento que vivemos e atualmente conta com 11 coquetéis autorais criados por Daniel, sendo 8 clássicos da casa e 3 envelhecidos.
De acordo com o chefe de bar, é possível notar uma mudança no comportamento dos clientes, que sempre disputavam os balcões da casa e agora optam pelos lugares abertos. “Acredito que é uma oportunidade de estabelecer valores de marca nesse momento. O crescimento econômico será gradativo, ao meu ver, e as empresas que entenderem que o investimento na consolidação de marca é o diferencial, vão sair na frente nessa retomada. Principalmente cativando os clientes com experiências diferenciadas no delivery e presencialmente, além de exercer um bom trabalho nas redes sociais e com parcerias também”, conta Estevan.
A DIAGEO é líder mundial na produção de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas, vinhos e cervejas. Essas marcas incluem SMIRNOFF, JOHNNIE WALKER, GUINNESS, BAILEYS, OLD PARR, CÎROC, TANQUERAY, entre outras, e as nacionais YPIÓCA e NÊGA FULÔ. A DIAGEO é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a DIAGEO, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite
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