Live “Do campo à mesa” destaca histórias de profissionais do ramo da panificação no Paraná  

Live “Do campo à mesa” destaca histórias de profissionais do ramo da panificação no Paraná  

Bate-papo, realizado pelo Sebrae/PR, acontece na próxima quarta-feira (29), trazendo uma receita de pão com fermentação natural, com destaque para produtos paranaenses

Rodrigo Santiago será responsável pela execução, ao vivo, do pão com fermentação natural. Crédito da foto: Divulgação 

Produtores, artesãos, especialistas e empreendedores contarão a história de territórios, pessoas e produtos agroalimentares do Paraná – com rastreabilidade, originalidade e qualidade – na live “Do campo à mesa: pão quentinho do Paraná na sua mesa”, realizada pelo Sebrae/PR, na próxima quarta-feira (29), a partir das 16 horas. Durante o bate-papo, será produzido um pão com fermentação natural, com dicas e segredos para que o público possa reproduzir a receita em casa.

Chef Boulanger e proprietário da Chicago Bakery, Rodrigo Santiago, será o responsável pela execução, ao vivo, do pão com fermentação natural. Ele revelará segredos e dará dicas importantes para que quem estiver assistindo possa ser um padeiro artesão em casa. O convidado dedica-se à gastronomia desde que deixou ofício de advogado e professor de Direito, em 2010. Ministra cursos na Casa Curitiba Honesta e na Chicago Bakery, empresa que fundou em 2015.

“Em Curitiba e em outras cidades do Estado tem muita gente boa fazendo pão de fermentação natural. Temos todos os elementos necessários para impulsionar isso e valorizar ainda mais o que está sendo feito no Paraná como, por exemplo, a busca por bons insumos. A live vem com o intuito de aproximar as pessoas, cada uma com seu conhecimento”, reforça Santiago.

Divanildo Carvalho Junior vai falar sobre a qualidade do trigo no Paraná. Crédito da foto: Divulgação

Já o diretor executivo da Trilhas do Trigo Ltda, Divanildo Carvalho Junior, vai falar sobre a qualidade do trigo do Paraná, os atributos e diferenciais das farinhas segmentadas para a produção de pães de fermentação natural, com a experiência do Projeto Trigo de Origem, da Moageira Irati, na região dos Campos Gerais. O convidado atua há mais de 30 anos no mercado de trigo e derivados, é treinado em panificação na França e Estados Unidos, é Engenheiro de Produção, com MBA em Gestão Estratégica, técnico em Química e padeiro artesão.

Ao final do evento, o pão produzido na live será leiloado, ao vivo, pelo sócio e padeiro chefe do Lucca Cafés Especiais, Eduardo Freire Feliz. Ele faz parte da quinta geração de uma família libanesa, que trabalha há mais de um século com trigo e construiu um dos primeiros moinhos de trigo de Curitiba.

A iniciativa permite ainda que os participantes enviem perguntas aos convidados especiais, através do chat, que serão respondidas logo após o leilão. A live tem participação gratuita e aberta ao público e a inscrição pode ser feita aqui.

Eduardo Freire Feliz vai leiloar o pão produzido na live. Crédito da foto: Divulgação. 

Para a consultora do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, a live oportuniza que pessoas, de diferentes regiões do país, conheçam o trabalho realizado por profissionais considerados tops no mercado, além dos produtos paranaenses com potencial para Indicação Geográfica, registro que reconhece a reputação, qualidade e características vinculadas a um determinado local, como é o caso do trigo.

“Nosso objetivo também é de fomentar o turismo, pois muitas padarias e cafeterias tornaram-se pontos de encontro, de reuniões e de fazer negócios, principalmente em Curitiba. Apesar da pandemia, muitas estão abertas e atendendo a todos os protocolos de higienização, e são locais de experiência, onde o consumidor pode degustar pães e cafés de qualidade”, cita a consultora.