Paleta de cordeiro com legumes: receita apresentada no projeto Nossa Casa Viva, do Sebrae/PR, vai estar disponível ao público

Paleta de cordeiro com legumes: receita apresentada no projeto Nossa Casa Viva, do Sebrae/PR, vai estar disponível ao público

Série de lives do projeto visa fortalecer mercado de produtos típicos e valorizar produtores paranaenses. Público poderá acompanhar o preparo e encomendar o prato

Paleta de cordeiro com legumes. Crédito: Guto Souza

Neste sábado (31), acontece a última live Nossa Casa Viva, projeto do Sebrae/PR com receitas de chefs paranaenses, que busca promover os ingredientes regionais, produtores rurais e pratos típicos do estado. Entre os produtos presentes nas oito lives estiveram aqueles com o Selo Alimentos do Paraná e outros que já possuem ou estão em processo de obtenção do selo de Indicação Geográfica (IG).

Na última live da série, a chef Vania Krekniski, do restaurante Limoeiro, em Curitiba, vai preparar uma paleta de cordeiro com legumes, diretamente de seu restaurante. A transmissão começa a partir das 11 horas. A inscrição pode ser feita pelo site Nossa Casa Viva.

A novidade é que os consumidores poderão realizar reservas no restaurante Limoeiro, em Curitiba, para provar o prato que será apresentado durante a live. Quem preferir também poderá pedir o prato e retirar no local. O preço será de R$59,90 o prato individual. Pelo Instagram @nossacasa.viva haverá um sorteio de quatro pratos individuais preparados pela chef para retirada ou para serem consumidos no estabelecimento. Mais informações podem ser obtidas pelo whatsapp: 41 3093-5392.

Além disso, os clientes também poderão adquirir no local um kit com alguns produtos como o queijo de Witmarsum, a goiaba de Carlópolis e o vinho de Bituruna.

A coordenadora estadual de agronegócios do Sebrae/PR, Maria Isabel Guimarães, explica a importância do Nossa Casa Viva.

“Queremos promover a rica cultura gastronômica do Paraná e valorizar os empreendedores envolvidos nesse processo, de chefs a produtores rurais. No Nossa Casa Viva o público pode conhecer e consumir os produtos típicos da sua região e assim contribuir para o desenvolvimento local de produtores e empresas”, afirma.

O prato

A receita da paleta de cordeiro com legumes inclui diversos ingredientes regionais que começam pelo próprio cordeiro, vindo de Campina Grande do Sul, temperado com alho, alecrim, hortelã, pimenta, limão e com um toque do vinho da cidade de Bituruna, produto que está buscando o selo de Indicação Geográfica. O prato inclui batatas, cebolas e cogumelos orgânicos de uma empresa local. A receita traz ainda como acompanhamento um chimichurri feito com a erva-mate de São Mateus do Sul, produto que possui Indicação Geográfica, além de uma maionese defumada, da empresa Tribal Alimentos, empresa de Guarapuava que possui o Selo Alimentos do Paraná. Ela explica que a receita é inspirada na sua própria experiência.

A chef Vania Krekniski, do restaurante Limoeiro, em Curitiba. Crédito: Divulgação

“Esse é um prato que remete a minha infância quando eu viajava para a casa do meu avô no interior durante as férias. Ele assava o cordeiro em um fogão à lenha, marinava e temperava a carne. Até hoje me lembro do cheiro do cordeiro no fogo. Na minha receita, faço algumas adaptações para inserir os produtos típicos do nosso estado e busco realçar esses diferentes sabores no prato”, adianta a chef.

Um dos ingredientes presentes na receita são os cogumelos da empresa Naturele, de Tijucas do Sul e que possui o Selo Alimentos do Paraná. O produtor Dinei Souza explica que, desde o início do trabalho com o Sebrae, buscou aprimorar as boas práticas, a higiene, a qualidade e a melhoria dos procedimentos de trabalho, o que levou a expandir as suas vendas e canais de comercialização. Ele comemorou a possibilidade de participar do projeto. “É muito importante essa aproximação entre o consumidor final e a valorização dos pequenos produtores do estado e essa é uma oportunidade excelente de aumentar a visibilidade dos nossos produtos. Esse é mais um apoio do Sebrae para colaborar com o nosso crescimento”, afirma.

Nossa Casa Viva

As lives do Nossa Casa Viva se iniciaram no último dia 12 de setembro. Chefs de Foz do Iguaçu, Cascavel, Palmeira, Morretes, Londrina, Itapejara D’Oeste e Maringá já ensinaram suas receitas típicas e divulgaram os produtos de suas regiões. Para acompanhar as lives, acesse o canal do Sebrae/PR no YouTube. Para mais informações, confira o site do Nossa Casa Viva.

Compartilhar