Bar Palácio
O lendário Bar Palácio foi fundado em 1930 pelo argentino Adolfo Bianchina na Rua Barão do Rio Branco, em frente ao antigo Palácio do Governo.
Naquela época o centro de Curitiba era efervescente, com hotéis, lojas, redações de jornais e rádios, o que contribuiu para que o Bar e Café Palácio fosse frequentado por jornalistas, políticos, escritores, boêmios e pessoas que vinham do interior fazer negócios em Curitiba.
A qualidade dos pratos e a localização central fizeram que o Restaurante Palácio conquistasse rapidamente uma numerosa clientela. Outro diferencial para a época é que o restaurante funcionava noite adentro, atendendo jornalistas que saiam da redação e o público que saia de festas e espetáculos.
Desde sua fundação o Bar Palácio não atendia mulheres desacompanhadas, até que em 1984 um grupo de 4 estudantes, todas mulheres ocuparam uma mesa e exigiram serem atendidas, com a negativa do garçom saíram e prestaram queixa na delegacia, afirmando que só retirariam a queixa se dali em diante mulheres desacompanhadas pudessem frequentar o restaurante.
Negociado com o Pepe, espanhol então dono do restaurante, retiraram a queixa, ficou estabelecido os direitos de as mulheres serem atendidas, estando acompanhadas ou não.
Em 1991 o Bar Palácio mudou para a Rua André de Barros onde está até hoje.
O estabelecimento continua a ser frequentado por jornalistas, artistas e clientes antigos.
Em 2006 foram gravadas cenas do famoso filme “Estômago” com João Miguel e Fabíula Nascimento no elenco.
A estrela do cardápio é o churrasco paranaense que é feito em uma churrasqueira que fica no salão pelo próprio garçom. Acompanha salada de cebola e tomate, arroz ou fritas.
Outros itens do cardápio que fazem sucesso são o Mignon à Griset e o Cabrito, servido às sextas-feiras e ainda a Rabada com polenta, servida às quartas-feiras.
Para sobremesa peça o famoso “mineiro com botas”, casamento perfeito de queijo e goiabada, flambados com conhaque na mesa do cliente.
O Bar Palácio tem 93 anos de história, se você não conhece vale a pena conhecer.
Bar PalácioAndré de Barros, 500, Centro
De segunda a quinta das 19h às 1h30; sexta e sábado das 19h as 3h.
Deixe um comentário