Bar Palácio, 93 anos de história

lendário Bar Palácio foi fundado em 1930 pelo argentino Adolfo Bianchina na Rua Barão do Rio Branco, em frente ao antigo Palácio do Governo.

Bar Palácio

O lendário Bar Palácio foi fundado em 1930 pelo argentino Adolfo Bianchina na Rua Barão do Rio Branco, em frente ao antigo Palácio do Governo.

 Naquela época o centro de Curitiba era efervescente, com hotéis, lojas, redações de jornais e rádios, o que contribuiu para que o Bar e Café Palácio fosse frequentado por jornalistas, políticos, escritores, boêmios e pessoas que vinham do interior fazer negócios em Curitiba.

A qualidade dos pratos e a localização central fizeram que o Restaurante Palácio conquistasse rapidamente uma numerosa clientela. Outro diferencial para a época é que o restaurante funcionava noite  adentro, atendendo jornalistas que saiam da redação e o público que saia de festas e espetáculos.

Desde  sua fundação o Bar Palácio não atendia mulheres desacompanhadas, até que em 1984 um grupo de 4 estudantes, todas mulheres ocuparam uma mesa e exigiram serem atendidas, com a negativa do garçom saíram e prestaram queixa na delegacia, afirmando que só retirariam a queixa se dali em diante mulheres desacompanhadas pudessem frequentar o restaurante.

 Negociado com o Pepe, espanhol então dono do restaurante, retiraram a queixa, ficou estabelecido os direitos de as mulheres serem atendidas, estando acompanhadas ou não.

Em 1991 o Bar Palácio mudou para a Rua André de Barros onde está até hoje. 

O estabelecimento continua a ser frequentado por jornalistas, artistas e clientes antigos. 

Em 2006 foram gravadas cenas do famoso filme “Estômago”  com João Miguel e Fabíula Nascimento no elenco.

A estrela do cardápio é o churrasco paranaense que é feito em uma churrasqueira que fica no salão pelo próprio garçom. Acompanha salada de cebola e tomate, arroz ou fritas. 

Outros itens do cardápio que fazem sucesso são o Mignon à Griset e o Cabrito, servido às sextas-feiras e ainda a Rabada com polenta, servida às quartas-feiras. 

Para sobremesa peça o famoso “mineiro com botas”, casamento perfeito de queijo e goiabada, flambados com conhaque na mesa do cliente.

O Bar Palácio tem 93 anos de história, se você não conhece vale a pena conhecer.

Bar PalácioAndré de Barros, 500, Centro

  De segunda a quinta das 19h às 1h30; sexta e sábado das 19h as 3h.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *