Guaratuba vai se transformar na “Cidade do Feijão” durante o Feijão da Fundação de 2024
Ação beneficente organizada pela Fundação Francisco Bertoncello chega a sua 21ª edição prometendo um novo marco na história do tradicional evento do litoral paranaense
Se o Rio de Janeiro tem a “Cidade do Rock” durante o Rock in Rio, Guaratuba terá a “Cidade do Feijão” em 2024. Pelo menos, essa é a expectativa da organização do Feijão da Fundação para a 21ª edição do tradicional evento beneficente que será realizado no dia 27 de janeiro. “Ao longo dos anos, o Feijão da Fundação se tornou um dos eventos mais aguardados do verão paranaense. E é por isso que decidimos transformar Guaratuba na capital da feijoada, ao menos no dia do Feijão”, afirma Francisco Bertoncello Junior, organizador do evento.
O Centro de Eventos de Guaratuba foi mais uma vez escolhido para ser a sede do evento. As vendas de ingressos já começaram e acontecem pelo aplicativo iPay com valores que partem de R$ 100 (meia entrada), o que inclui o ingresso para participar do almoço e da festa, além do tradicional abadá já característico do Feijão da Fundação.
Ao longo dos anos, o Feijão da Fundação tem registrado um público cada vez maior, passando de 200 pessoas no primeiro evento em 2003 para mais de cinco mil pessoas no ano passado, quando a organização celebrou a marca histórica de 20 anos consecutivos do evento, atingindo a capacidade máxima dos ingressos vendidos.
A expectativa da organização para a próxima edição é repetir o mesmo sucesso dos últimos anos, o que vai contribuir inclusive para a construção de uma nova sede da instituição em Curitiba, com expectativa de inauguração até o final de 2025. “Neste momento estamos buscando o terreno que vai receber essa nova estrutura que será nossa sede própria, ainda mais preparada para receber as crianças vítimas de violência”, destaca Francisco Bertoncello Junior, organizador do evento.
SOBRE O EVENTO
Promovido desde 2003 pela Fundação Francisco Bertoncello, o evento reverte toda a renda gerada da compra de ingressos para arrecadar fundos para a ONG que abriga crianças órfãs ou em situação de vulnerabilidade social afastadas do convívio familiar, encaminhadas à instituição pelo Poder Judiciário à instituição.
“Começamos com o intuito de garantir resursos para a construção do primeiro lar da fundação. O ingresso era uma camiseta comemorativa do evento”, afirma. “Desde então, todas as feijoadas são marcadas pelo voluntariado, já que são preparadas por empresários, médicos, deputados, advogados, engenheiros, donas de casa, entre outros que colocam a mão na massa – ou no feijão, melhor dizendo”, destaca.
No ano de 2005, o evento já tinha se transformado em algo aguardado e pedido pelo público. “Chamamos a atenção das grandes marcas, que passaram a patrocinar o feijão e graças e a esse sucesso temos atingido números cada vez maiores, que permitiu melhorar ainda mais o evento ano após ano”, ressalta Bertoncello.
SOBRE A FUNDAÇÃO
Organização não governamental, sem fins lucrativos e econômicos, a Fundação Francisco Bertoncello foi criada em 19 de dezembro de 2003 com o objetivo, dentre outros, de manter uma unidade de acolhimento institucional, o Lar André Valério Corrêa (localizado em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba), para atender com excelência, na modalidade de abrigo, crianças e adolescentes vítimas de violência e vulnerabilidade social afastadas do convívio familiar, encaminhados pelo Poder Judiciário da Comarca de Curitiba.
A ONG nasceu a partir de um sonho do seu fundador homônimo conhecido por todos como Tito. “E é muito bonito enxergar que hoje esse sonho é uma realidade que ajuda a mudar a vida de muitas crianças sem amparo da família e da sociedade”, afirma Bertoncello.
O perfil para atendimento são crianças de 00 (zero) a 06 (seis) anos de idade para ingresso, podendo estender esta faixa etária para até 12 (doze) anos, exclusivamente nos casos de grupos de irmãos.
A fundação tem por finalidade garantir proteção integral por meio de serviços que garantam o acolhimento em ambiente com estrutura física adequada, oferecendo condições de moradia, alimentação, educação, higiene, segurança, privacidade muito amor e carinho. Também em assegurar o fortalecimento dos vínculos familiares e/ou comunitários, além de atuar com projetos que permitem o desenvolvimento da autonomia da criança, preparando-a para a vida adulta.
FEIJÃO DA FUNDAÇÃO 2023
Local: Centro de Eventos de Guaratuba – Rua Antonio Rocha, 480 – Guaratuba (em frente aos bombeiros)
Data: 27 de janeiro de 2024, das 12h às 20h
Distâncias:
- Ferry Boat: 1 km (2 minutos)
- Praça Central: 950 m (3 minutos)
- Praia Central 1,2 km (3 minutos)
Ingressos: através do aplicativo Ipay, com valores a partir de R$ 100 (meia entrada)
Mais informações: @feijãodafundação (Instagram)
Deixe um comentário