Pirarucu: o peixe amazônico que é destaque em restaurante curitibano

Pirarucu: peixe amazônico é destaque em restaurante curitibano. Nuu Nikkei atualizou o menu com receitas que celebram o peixe

Pirarucu: o peixe amazônico que é destaque em restaurante curitibano

Nuu Nikkei atualizou o menu com receitas que celebram o peixe em receitas inspiradas pela gastronomia peruana

 O encontro de um peixe amazônico com receita peruana e ingredientes japoneses acontece em Curitiba.

O Nuu Nikkei, restaurante que combina as influências de Peru e Japão em pratos criativos de alta gastronomia, incluiu recentemente em seu menu duas receitas com pirarucu.

Ameaçado de extinção nos anos 1990, hoje o pirarucu é uma espécie segura e acabou chegando aos pratos de grandes restaurantes, por meio da pesca controlada feita por povos tradicionais. O peixe de água doce pode passar dos 200 kg e ainda mantém um sabor que o destaca na cozinha nortista.

Mas ele chega no Nuu Nikkei por outra margem: o chef Carlos Alata é peruano, e traz uma experiência de sua cozinha natal com o pirarucu como inspiração. “Como uma das influências para o novo menu foi justamente a Amazônia, fez todo o sentido incluir o peixe em alguns pratos”, comenta Luiz Araújo, um dos sócios do Nuu Nikkei.

O pirarucu chega ao restaurante pela Trapiche Pescados, que tem parceria com as comunidades pesqueiras ribeirinhas do Rio Amazonas e afluentes, que têm autorizações específicas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e Ibama para a pesca em períodos específicos.

“O peixe vem com lacre do IBAMA e todas as guias ambientais, é considerado o selo verde da Amazônia”, conta Bernardo Fuck, sócio-proprietário da Trapiche. “É um trabalho social e ambiental.

Como é um peixe protegido por lei, e tem um período específico para pesca apenas pelos ribeirinhos, hoje tem em abundância graças a esse trabalho, que ainda faz o controle do pirarucu e gera renda para a comunidade”.

Pratos originais

Ótima pedida para quem quer provar o peixe, o Niguiri Amazônico é uma das Duplas Especiais do Nuu Nikkei. Aqui, o pirarucu é selado ao molho thai e finalizado com abacaxi grelhado, no típico formato de niguiri japonês – com o peixe sobre o arroz.

A outra receita é um prato principal e se destaca entre as parrillas, preparos grelhados consagrados na cozinha latina. O Paiche al Horno tem pirarucu laqueado ao molho bbq da casa, saque, finalizado com castanha-do-pará e sal maldon, servido com mandioca crocante.

O Nuu Nikkei funciona durante o jantar, de terça-feira a domingo, a partir das 18h, e durante o almoço, aos sábados e domingos, das 12h às 15h. A casa fica na R. Fernando Simas (nº 333), no bairro Mercês. Reservas e informações disponíveis no Instagram oficial do restaurante

https://www.instagram.com/nuunikkei/

Se por acaso ainda não leu:

https://curitibahonesta.com.br/1-festival-da-pizza-napolitana-reune-800-pessoas-em-curitiba/

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *